quinta-feira, 5 de março de 2015

Como é formado o arco-íris?

Além do Arco-Íris
(Luiza Possi/ Over The Rainbow)
"Além do arco-íris
Pode ser
Que alguém
Veja em meus olhos
O que eu não posso ver"
Os versos da música destacados acima nos levam a pensar no que existe "além do arco-íris" e que fenômeno tão espetacular é esse! Uma lenda irlandesa conta que no final do arco-íris existe um duende com um pote de ouro, e que, se você chegar lá e vencer as travessuras desse duende, ficará rico! No entanto, infelizmente até hoje nenhuma pessoa conseguiu encontrar esse tesouro!
Lendas à parte, esse belo fenômeno natural pode ser entendido através da ciência. 


Luz branca atravessando um prisma
A formação de um arco-íris está ligado aos fenômenos da luz; por isso, para entendê-lo melhor, precisamos primeiro conhecer o que é a luz.
A luz é uma onda que não precisa de um meio para se propagar (por exemplo, ela existe na ausência de ar, de matéria etc.) e por isso é chamada de eletromagnética. A luz branca (a luz do Sol, por exemplo) é formada pela "soma" de várias cores, e, em alguns casos, é possível separar essa luz branca em feixes coloridos. No exemplo da figura ao lado, a luz branca incide em um prisma e é decomposta em suas sete cores visíveis: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Essa decomposição da luz branca é chamada de dispersão da luz!



Luz em uma gota d'água
Isso também acontece quando a luz do sol encontra gotículas de água na atmosfera! Geralmente, ocorre durante ou após uma chuva, e as gotas agem como prismas que dispersam a luz, formando um lindo arco-íris!
É importante notar que para o arco-íris acontecer é preciso que estejamos de costas para o Sol, ou seja, entre o Sol e as gotículas de água. Cada pessoa enxerga o seu próprio arco-íris, isso porque enxergamos apenas uma cor de cada gota, e isso depende da nossa posição em relação ao sol e da posição do sol (ângulo) em relação às gotículas de água.

Ao contrário do que pensamos e vimos, a forma do arco-íris é um círculo! Nós o vemos na forma de arco devido à nossa posição. Se observarmos o arco-íris de cima, de costas para o Sol e com as gotas de água à nossa frente, enxergaríamos o arco-íris circular.

Parece que a lenda do tesouro no fim do arco-íris é mais uma travessura de duendes mesmo, já que, como o arco-íris é circular, ele não tem início e nem fim!

Gostou de aprender mais sobre esse espetáculo da natureza? Quer "fazer" um arco-íris em casa? Em um dia ensolarado, pegue uma mangueira de jardim e jogue um filete fino de água para cima buscando uma inclinação em que você consiga ver um arco colorido de luz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário