quarta-feira, 13 de junho de 2012

Começando com o "PAI DA GEOMETRIA"


ANTES DE QUALQUER COISA, como este é um blog matemático, acho que é legal relatar um pouquinho sobre histórias matemáticas. E para tratar este assunto escolho falar sobre Euclides, matemático que viveu por volta do ano 300 a.C., que recebe o título de "pai da geometria" - que em minha opinião, é a matéria mais importante no estudo matemático. E no semestre passado aprendi muito com a GEOMETRIA EUCLIDIANA, uma matéria que me encantou... Então vamos lá...

EUCLIDES


Pouco se sabe a respeito de Euclides, mas ele era grego e viveu em Alexandria na primeira metade do séc. III a.C.  Acredita-se que ele era mais novo que os primeiros discípulos de Platão e mais velho que os de Arquimedes. É muito provável que Euclides tenha recebido ensinamentos matemáticos dos primeiros discípulos de Platão. 
Embora não se tenha informações biográficas de Euclides, sabe-se que ele fundou uma escola em Alexandria, no reinado de Ptolomeu I (306 - 283 a.C. ).Conta Prado de Bizâncio (412 - 485 d.C. ) que Ptolomeu perguntava a Euclides se não havia um caminho mais rápido de se aprender geometria e Euclides respondera:
“Não há estrada real para geometria.”


Euclides foi o primeiro diretor do Museu fundado por Ptolomeu I, que guardava a maioria dos tesouros a respeito de estudiosos de todas as épocas, e, graças a isso, pode organizar os resultados obtidos por matemáticos anteriores (Tales, Pitágoras, e outros).Tal organização se acha em sua imortal obra, modestamente intitulada de “Os Elementos” que é um conjunto de 13 livros dedicados ao fundamento e desenvolvimento lógico e sistemático da geometria. 



Os Elementos de Euclides têm uma importância excepcional na história das matemáticas. Com efeito, não apresentam a geometria como um mero agrupamento de dados desconexos, mas antes como um sistema lógico: - As definições, os axiomas ou postulados e os teoremas não aparecem agrupados ao acaso, mas antes expostos numa ordem perfeita.


Algumas definições que aparecem no seu primeiro livro, são as seguintes:

"Ponto é aquilo que não tem partes" 

"Reta é o comprimento sem espessura" 

"Superfície é o que tem unicamente comprimento e largura" 

Essas definições, agora nos parecem um tanto ingênuas e despidas de rigor lógico, mas tenhamos em conta a época em que foram escritas e o pioneirismo de Euclides.Adotando em seguida 10 postulados Euclides deduz seus teoremas. A partir do dia de seu aparecimento "Os Elementos" se tornou a obra clássica da Geometria, e de tal modo foi difundida que chegou a ser muito mais conhecida do que seu próprio autor, a ponto de, na Idade Média, se negar a existência física de Euclides.


E para terminar, não sei de quem é esta frase, mas a encontrei na internet,  e acredito em sua veracidade: 
Euclides é exemplo do "Puro Homem da Ciência", que se dedica à especulação pelo gosto do saber, 
independentemente das suas aplicações materiais. 

Até logo! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário